NÃO AO PAGAMENTO DE ESTACIONAMENTO À SUPERFÍCIE

O Município da Covilhã no âmbito do seu Sistema de Mobilidade, concessionou a gestão do mesmo à empresa Transdev, pelo período de 10 anos, sendo o mesmo implementado de forma faseada.

A Concessionária fica com a obrigação de prestar serviços à população, no espaço urbano, nas áreas do Transporte rodoviário (mais abrigos e publicidade); Elevadores e funiculares; Mobilidade suave e Estacionamento tarifado.

Estando já a rede de transporte rodoviário a funcionar sob a nova concessão (aguardamos os prometidos novos abrigos), as outras vertentes estão ainda em fase de preparação ou discussão, sendo que, no caso do estacionamento tarifado, de duração limitada, existe já um regulamento geral, do qual nos foi dado conhecimento.

Após análise do mesmo manifestamos o nosso total desacordo face ao aumento exponencial dos lugares tarifados na zona urbana da cidade (não só na zona histórica, mas também na zona da Estação e zona da Avenida da ANIL/Alameda da Europa), pois entendemos que a cidade e as suas artérias devem ser dos covilhanenses, dos residentes, dos comerciantes e de todos quantos aqui estacionam, porque residem, trabalham ou ali se deslocam para procurar comércio e serviços.

As isenções apresentadas estão longe de defender os interesses dos moradores e comerciantes, criando um constrangimento ainda maior para estes últimos, em especial a previsível perda de potenciais clientes.

Tal como sempre dissemos, entendemos que o estacionamento à superfície deve ser gratuito.

Covilhã, 14 de Abril de 2023